Cova da Moura: Documentários estreiam hoje na Fnac Colombo

A vida no bairro da Cova da Moura, na Amadora, é retratada em seis documentários, realizados por moradores, que serão exibidos esta quinta-feira na Fnac Colombo, em Lisboa. O objectivo é dar a conhecer outras facetas do bairro, distintas do seu lado problemático.

A ideia partiu de um workshop de televisão, organizado em Outubro pela produtora Até ao Fim do Mundo. Os participantes, entre os 20 e os 30 anos, em média, organizaram-se em seis grupos, cinco de rapazes e um de raparigas, e, depois das aulas, foi-lhes cedida uma câmara para filmarem o seu dia-a-dia, da família ou dos amigos.

Os filmes são curtos, mas muito interessantes, quer pelos temas propostos, quer pelo talento revelado pelos autores, tanto na captação de imagens, como nas entrevistas», disse a coordenadora da iniciativa, Sara Gomes, acrescentando que um dos assuntos abordados é a relação da polícia com os moradores, mas há documentários também sobre o abandono escolar ou a reinserção na sociedade de jovens ex-reclusos.

Uma das obras, «mais alternativa», na perspectiva da responsável, é sobre o dia-a-dia das mães do bairro, com a saída das mulheres de casa para o trabalho, ao amanhecer. Outra incide sobre a falta de infra-estruturas para a prática de desporto e os problemas de uma equipa de futebol, que não dispõe de um pavilhão com condições, nomeadamente um balneário, com luz e água corrente, e que, quando joga em casa, tem de alugar um campo em Oeiras.

Há também um filme sobre o hip-hop que se faz no bairro, com destaque para o género de música como «arma de intervenção, arma de esperança» e a polémica sobre o uso do crioulo ou do português nas canções.

Cada documentário será apresentado pelos seus autores, seguindo-se à projecção um concerto com bandas de hip-hop daquele bairro, de população maioritariamente cabo-verdiana. O workshop foi realizado em parceria com a Associação Cultural Moinho da Juventude, que contribuiu com a sua inserção no bairro, e o conhecimento resultante.


in: http://diariodigital.sapo.pt/

Mais informações em http://www.moinhodajuventude.pt/noticias.htm

Comments are closed.