Archive for May, 2011

Autarquia (de Loures) pondera candidatar-se ao Prohabita para realojar moradores do bairro da Torre

Saturday, May 7th, 2011

Destak/Lusa

****************************************************

A Câmara de Loures admite a possibilidade de apresentar uma candidatura ao Programa de Financiamento para Acesso à Habitação (Prohabita) para encontrar soluções para as famílias do bairro da Torre, adiantou hoje à Lusa a vereadora da Habitação.

Sónia Paixão falava à agência Lusa após uma reunião com representantes dos moradores do bairro de barracas que decorreu no edifício dos Paços do Concelho.

Junto ao mesmo, meia centena de habitantes da Torre esteve concentrada para pedir a interrupção do processo de demolição do bairro e reivindicar novas casas, numa ação acompanhada de perto pela PSP, mas que decorreu sem incidentes.

“Recebemos os moradores e explicámos-lhe o porquê de estarmos a demolir as habitações do bairro da Torre. Entretanto, ficou em cima da mesa a possibilidade de a câmara candidatar estas famílias ao programa Prohabita, sendo que só algumas delas preencherão os requisitos para poder beneficiar do programa”, explicou a vereadora da Coesão Social e da Habitação.

A responsável esclareceu que apenas poderão beneficiar do programa Prohabita aquelas famílias que possuam IRS (Imposto sobre o Rendimento Singular) e cuja barraca esteja inscrita no Programa Especial de Realojamento (PER).

“Pedimos esses elementos aos moradores e ficámos de nos reunir novamente na terça-feira”, adiantou.

O bairro da Torre, em Camarate, encontra-se em processo de demolição desde março, altura em que foi ordenada pela Câmara de Loures a desocupação das casas.

As demolições têm vindo a motivar protestos de moradores e associações de imigrantes, uma vez que a decisão da autarquia implica que 63 famílias, não abrangidas pelo Plano Especial de Realojamento (PER), fiquem sem alternativa habitacional.

O bairro situa-se em terrenos contíguos ao Aeroporto Militar de Figo Maduro e do Aeroporto Internacional de Lisboa, e nele habitavam cerca de 1.500 pessoas.

****************************************************

pict1350.jpg

Veja AQUI o Comunicado dos Moradores do Bairro da Torre - Contra as Demolições, pela defesa do Direito à Habitação - emitido, em 4 de Maio, convocando a concentração, ocorrida no passado dia 6 de Maio, em frente à Câmara Municipal de Loures.