Archive for January, 2008

Governo revê arrendamento jovem: Ministro do ambiente diz que haverá correcções até Abril

Wednesday, January 23rd, 2008

Notícia do Diário Económico (23 de Janeiro de 2008)

jornal.jpg

http://diarioeconomico.sapo.pt/

Plataforma Artigo 65 foi recebida na Assembleia da República e solicitou esclarecimentos ao IHRU e CM Cascais

Tuesday, January 22nd, 2008

A Plataforma Artigo 65 foi recebida dia 21 de Janeiro, pela Deputada Heloísa Apolónia - relatora da Petição pelo Direito à Habitação - que informou que já se encontra pronto o relatório preliminar que será enviado esta semana para os membros da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território, que em breve votarão a proposta de texto que irá ser submetido a plenário na Assembleia da República. Na audiência estiveram, igualmente, presentes Helena Roseta, Miguel Graça, César Valentim e João Cleto, do Movimento Porta 65 Fechada que, na mesma tarde, entregou ao Presidente da República - no âmbito da sua visita oficial à cidade de Coimbra - uma carta em mão, alertando para os problemas do novo incentivo ao arrendamento Porta 65 Jovem.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1317347&idCanal=57

Para além dos esclarecimentos sobre a tramitação da Petição, nesta audiência foram também solicitados um pedido de esclarecimento ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) - cujo Presidente será em breve recebido por esta Comissão - sobre as falhas graves do Porta 65 Jovem, para além de um pedido à Comissão que interceda junto da Câmara Municipal de Cascais para que ocorra a interrupção da demolição de barracas - sem alternativa de realojamento para os seus moradores - prevista para o dia 22 de Janeiro.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=314749
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/80311048835903c645f5b1.html
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/92f810ab67ca9af1d6085d.html
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Demolicoes+de+barracas+em+Cascais.htm
http://jn.sapo.pt/2008/01/23/pais/familias_barracas_e_alternativa_para.html

O Movimento “Porta 65 Fechada” apresenta fim-de-semana de contestação a 9 e 10 de Fevereiro

Monday, January 7th, 2008

logo.gif

O movimento Porta 65 Fechada decidiu promover um fim-de-semana de contestação ao programa Porta 65 Jovem a 9 e 10 de Fevereiro. A acção culminará no Domingo, dia 10, com concentrações simultâneas e inovadoras em Lisboa, Porto e Coimbra, sendo que outras cidades se poderão ainda juntar. Entretanto o movimento continuará a promover acções de sensibilização da população.

A decisão foi tomada, a 5 de Janeiro, na primeira reunião nacional do movimento que, apesar de ter nascido há pouco mais de um mês, já conta com o apoio directo de centenas de pessoas, e o encorajamento de movimentos similares estrangeiros.

O movimento Porta 65 Fechada continua empenhado em denunciar as graves situações criadas pelo novo programa de apoio ao arrendamento jovem, onde se incluem a definição de critérios absolutamente desajustados da realidade, que afastam os jovens que mais necessitariam do incentivo.

A contestação, que teve a sua primeira acção a 20 de Dezembro, pretende obrigar à revogação da lei que institui o Porta 65 Jovem e à criação de regras mais justas.

As candidaturas ao programa Porta 65 – Jovem terminaram no passado dia de 3 Janeiro, após sucessivos adiamentos atestando o completo falhanço desta primeira fase de candidaturas. Das 15 a 20 mil candidaturas esperadas apenas se efectuaram cerca de 3500. O movimento Porta 65 Fechada estima que entre 15 a 17 mil jovens, antigos beneficiários do programa de apoio anterior, ficaram automaticamente excluídos da possibilidade de se virem a candidatar.

Lisboa, 6 de Janeiro de 2008

Movimento Porta 65 Fechada

porta65fechada@gmail.com
http://porta65.blogspot.com

Reunião Nacional sobre Porta 65 Jovem

Friday, January 4th, 2008

dscn0173.JPG

A primeira reunião nacional do Movimento Porta 65 Fechada realizar-se-á no sábado, dia 5 de Janeiro, pelas 18 horas no espaço da Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. Os núcleos do Porto e Coimbra do Movimento Porta 65 Fechada estarão representados, tal como a própria Plataforma Artigo 65.

Convocam-se todos os interessados a estarem presentes e se possível confirmar em http://porta65inquerito.blogspot.com/.
Os objectivos principais serão a preparação de novas formas de luta e organização do trabalho futuro, assim como um balanço do que já foi feito. O Movimento Porta 65 Fechada sublinha a importância da participação.
Para quem não possa aparecer, agradecesse-se o envio de comentários/sugestões/pedidos para porta65fechada@gmail.com
Se houver dúvidas sobre como chegar, basta telefonar para:
João Cleto - 964255386

Como chegar:
Mapa

De autocarro a partir do Cais do Sodré:

Ir até paragem CAIS SODRÉ (Carris)
Apanhar autocarro 82 - direcção Moscavide (Carris)
Sair na paragem DOCA POÇO BISPO